Maria do Carmo (Foto: Olavo Maneira)

Maria do Carmo
Diretora Executiva

Com trajetória na área pública de saúde por mais de 30 anos, Maria do Carmo é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Administração pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), vinculada à UFMG, a atual diretora executiva do Hospital Metropolitano Dr. Célio Castro foi gestora em serviços de saúde nas esferas municipal, estadual e federal.

Em Minas, de 2015 a 2016 ocupou as funções de subsecretária de Políticas e Ações de Saúde e subsecretária de Regulação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). No Ministério da Saúde, entre 2011 e 2013, foi diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas da SAS e, na prefeitura de Belo Horizonte, foi secretária municipal adjunta de saúde entre 2003 e 2008.

Na gestão hospitalar, Maria do Carmo acumula experiência como Assessora de Planejamento e Gestão do Hospital Risoleta Tolentino Neves, de 2009 a 2010, e Diretora Administrativa do Hospital das Clínicas da UFMG de 2000 a 2003.

 

Yara Ribeiro (Foto: Olavo Maneira)

Diretora Assistencial, Ensino e Pesquisa
Yara Ribeiro

Médica pediatra formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Yara Ribeiro especializou-se em pneumologia pediátrica. Na área de gestão, iniciou sua trajetória na Faculdade de Ciências Educacionais (FACE-UFMG) no curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas. Pelo Ministério da Saúde, é especialista em Gestão Pública e foi consultora no programa SOS Emergências.

Por dez anos, entre 2002 e 2012, atuou no Hospital Odilon Behrens (HBO) onde ocupou as funções de diretora de medicina, diretora técnica e diretora geral.  Lá, implementou o acolhimento por classificação de risco, a visita ampliada, a gestão colegiada e o contrato interno de gestão.

De 2014 a 2017, foi diretora assistencial da FHEMIG e desde maio de 2017, integra a diretoria do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC).

Andréia Torres (Foto: Olavo Maneira)

Diretora de Apoio Assistencial
Andréia Augusta Diniz Torres

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela PUC-Minas, Andréia Diniz é pós-graduada em Gestão Hospitalar pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e em Gestão da Clínica pelo Hospital Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

Participou e coordenou a gestão de serviços de saúde em diversos níveis: atenção básica, secundária e terciária. Foi gerente do Centro de Especialidades Divino Braga da Prefeitura de Betim, coordenadora Operacional de Saúde do Município de Betim e coordenadora da Atenção à Saúde do Município de BH.

No Hospital Odilon Behrens, ocupou os cargos de Superintendente Adjunta e Diretora de Apoio Assistencial. Ela também foi Secretária Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves e, antes de integrar a equipe do HMDCC, como Diretora de Apoio Assistencial, ocupou a função de Diretora de Desenvolvimento Estratégico da FHEMIG.

Andréia é apoiadora do programa Rede Cegonha, do MS.

Mauro Heleno (Foto: Olavo Maneira)

Mauro Heleno
Diretor Administrativo Financeiro

Servidor público da área de finanças há 26 anos, Mauro Heleno é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Direito pela Universidade FUMEC. Na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foi, por 12 anos, o responsável pelo Controle da Legalidade e ocupou também as funções de diretor da Dívida Ativa, diretor Administrativo Financeiro da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP) e gerente financeiro da Secretaria de Planejamento. Passou a integrar a equipe gestora do Hospital Metropolitano Dr. Célio Castro (HMDCC) em outubro de 2015.