O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) ocupa uma área construída de 46.000 m², com 13 andares e um heliponto. São 460 leitos, sendo 80 de CTI, e 16 salas de cirurgias.

O HMDCC tem perfil de atenção em urgência e emergência clínica, cirúrgica e AVC com atendimento referenciado e regulado pela Central de Internação. Como não tem pronto-socorro, o Hospital não atende pacientes sem encaminhamento da Central de Internação.

O Hospital é também referência para a Rede SUS-BH e para o Estado no atendimento de alta complexidade nas seguintes especialidades:  clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.

Oferta de atendimento
O HMDCC conta com 460 leitos e 16 salas de cirurgia. São 220 leitos de clínica médica, 100 leitos cirúrgicos, 80 leitos de CTI, 35 leitos de AVC, 10 leitos de decisão clínica e 15 leitos de Hospital Dia.

A capacidade de atendimento mensal do Hospital é de 2.000 internações, sendo 1.000 delas cirúrgicas, 3.400 consultas de pré e pós-operatório e 20.000 exames.

Exames no HMDCC
O Hospital conta com uma moderna e completa estrutura para exames de média e alta complexidade: biópsia guiada por imagem, endoscopia, colonoscopia, CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica), ecocardiografia, raio X, tomografia e ultrassonografia.

A oferta de exames é regulada pela Central de Marcação de Consultas e Exames da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA-BH).