Ideia de técnica de enfermagem vira campanha interna no HMDCC

Publicado em

A interatividade entre os profissionais e os saberes é uma prática real no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) para pensar soluções e estratégias de melhorias no cuidado assistencial.

A técnica de enfermagem Evelyne Pereira é a autora da ideia de uma campanha de sensibilização sobre a importância da adesão a higiene das mãos e que está sendo veiculada no HMDCC. O conceito trabalhado por ela, além dos benefícios para a saúde e prevenção de doenças, sustenta-se na simplicidade e no tempo gasto para higienizar as mãos: de 20 a 40 segundos com álcool e de 40 a 60 segundos com água e sabão.

Você já parou para pensar em quantas coisas você faz sem notar durante esse tempo? A Evelyne sim!

O clique veio quando, em um fim de semana de descanso, ela percebeu o excesso de uso de redes sociais. “Eu coloquei meu telefone para travar a cada uma hora conectada em rede social e, de repente, ele travou. Eu não vi o tempo passar e me veio a reflexão do que eu poderia ter feito nesse tempo”.

Foi a partir dessa percepção que ela resolveu se inscrever no Concurso Cultural do HMDCC que convidada a equipe para pensar em estratégias de sensibilização e conscientização sobre a importância da higienização das mãos. “Um minuto é muito pouco tempo e a lavagem das mãos é um gesto tão importante, que beneficia tantas pessoas. Não podemos ter preguiça para fazer algo tão simples”.

O desafio de Evelyne foi, então, pensar no que as pessoas fazem em um minuto sem perceber e estruturar a ideia para compartilhar com os colegas. O resultado pode ser visto por todos que circulam no HMDCC e ela é só orgulho! “É uma informação rápida, colocada em locais estratégicos e eu fiquei muito feliz com o resultado.”

De acordo com o Ministério da Saúde, a higienização correta das mãos reduz em 20% as doenças respiratórias na população. Além disso, é a prática mais efetiva para reduzir as infecções relacionadas à assistência e reduzir a transmissão cruzada de bactérias multirresistentes.