O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) é um hospital geral de retaguarda para urgência e emergência clínica, cirúrgica e AVC. Somos também referência para a Rede SUS-BH e para o Estado no atendimento de alta complexidade nas seguintes especialidades: clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.

Para ser atendido aqui, o paciente precisa de um encaminhamento da Central de Internação de BH, que é quem gerencia as vagas do HMDCC.  Isso significa que todo paciente que chega aqui vem encaminhado pela Central vindo das UPAs ou de outros hospitais da rede pública.

Como não tem pronto-socorro, o Hospital não atende pacientes sem encaminhamento da Central de Internação.

Exames no HMDCC
O Hospital conta com uma moderna e completa estrutura para exames de média e alta complexidade como tomografia, biópsia guiada por imagem, endoscopia, colonoscopia, CPRE, ecocardiografia, raio X e ultrassonografia.

A oferta de exames de imagem no HMDCC é regulada pela Central de Marcação de Consultas e Exames da Secretaria Municipal de Saúde de BH.

Em dezembro deste ano, o HMDCC atingirá 100% de sua capacidade. No total, funcionará com 16 salas de cirurgias e 460 leitos (220 leitos de clínica médica, 100 leitos cirúrgicos, 80 leitos de CTI, 35 leitos de AVC, 10 leitos de decisão clínica e 15 leitos de Hospital Dia).

A capacidade de atendimento mensal do Hospital é de 2.000 internações, sendo 1.000 delas cirúrgicas, 3.400 consultas de pré e pós-operatório e 20.000 exames.