Relatório de Gestão 2017


Primeiro Relatório de Gestão do HMDCC narra história do Hospital até o funcionamento 100% e presta contas à sociedade do trabalho desenvolvido em 2017

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) lança o Relatório de Gestão 2017, ano que marca o maior desafio da história do Hospital: a ativação total dos leitos. “O objetivo é dar publicidade ao projeto assistencial e de gestão do Hospital e informar sobre sua evolução ao longo do ano de 2017 aos usuários, trabalhadores, gestores em saúde e todos os atores que de alguma forma participam ou acompanharam a criação e funcionamento do Hospital”, afirma a diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo, que é também a idealizadora e coordenadora da publicação.

A versão on-line do relatório pode ser acessada neste link.

Escrito por várias mãos, o Relatório de Gestão 2017 é também um documento que dá transparência aos usuários e à população em geral dos serviços que o HMDCC oferece.Esse primeiro relatório mostra quem somos nós. Fizemos a opção por ir além da divulgação de dados referentes ao ano de 2017 para registrar historicamente como se deu a construção do Hospital até o funcionamento 100%”, afirma a referência em informação e epidemiologia do HMDCC, Carolina Caram, que é coautora e organizadora do Relatório de Gestão 2017.

O Relatório de Gestão 2017 foi produzido coletivamente, com a contribuição de vários colaboradores e colaboradas do Hospital de diferentes áreas de atuação. “Essa escrita coletiva, com perspectivas de diferentes categorias profissionais, cada um com o seu know how, foi uma grata surpresa. A princípio, unir todas essas visões parecia um desafio, mas no momento de juntar essa escrita percebemos que as partes faziam conexão entre si e nos mostra a interação da equipe e um propósito comum. Foi mais fácil fazer a junção do que eu imaginava”, afirma Carolina Caram.

A expectativa com a divulgação desse Relatório é, para os autores e as autoras, compatível com o desejo da população do Barreiro, de BH e região metropolitana que esperou por muito tempo pela existência do Hospital.

Com linguagem acessível, projeto editorial arrojado e formato atrativo – tudo pensado para facilitar a leitura via web -, a perspectiva é que exista uma curiosidade pela história do mais novo Hospital 100% SUS de Belo Horizonte e, portanto, um interesse na leitura desse relato.