Hospital Célio de Castro cria espaço humanizado para diagnóstico por imagem

Publicado em

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) inaugurou neste mês o projeto de humanização das duas salas de tomografia em seu Centro de Diagnóstico por Imagem. A partir de agora, os pacientes são atendidos em um ambiente mais acolhedor, bonito e tranquilo para amenizar as sensações de medo e angústia que são vivenciadas no exame de tomografia.

O projeto visual e luminotécnico simula uma claraboia com vista para copas de ipês e iluminação especial com técnicas de cromoterapia para aliviar a tensão. “Eu nunca tinha feito uma tomografia e tinha medo da sensação da máquina engolindo a gente, mas, quando olhei para cima e vi a paisagem, esqueci que estava fazendo o exame. Essa imagem me passou uma sensação de tranquilidade que me fez sentir bem”, descreve a paciente Dircilene do Nascimento, de 53 anos.

Dircilene do Nascimento, 53 anos, diz que sentiu tranquilidade

A ação foi viabilizada pela Concessionária ONM Health, parceiro privado que atua no HMDCC na prestação de serviços não assistenciais como hotelaria, higienização e limpeza, manutenção predial, de equipamentos e mobiliários, além de atividades administrativas e de tecnologia. “Nós, da ONM, buscamos sempre surpreender de forma positiva os usuários. A parceria entre o HMDCC e a ONM tem trazido inúmeros benefícios para o hospital, traduzidos em cuidado e segurança para pacientes, acompanhantes e funcionários”, avalia o diretor-presidente da ONM Health, Alan Brener.

Diretora executiva do Hospital Célio de Castro, Maria do Carmo observa que os setores e recursos de apoio diagnóstico sempre significam lugar de apreensão. “São locais em que doenças e agravos podem ser identificados. Por mais que o paciente esteja esclarecido, quando ele é posicionado em equipamentos do porte e forma dos tomógrafos, passa a não ter controle sobre o que vai ocorrer com ele durante o exame. Por isso, o medo, a insegurança e até o pânico podem aparecer. Assim, as imagens de flores, com a mensagem de leveza e paz nelas embutidas, ajudam a reduzir esses sentimentos”, salienta.

Para Maria do Carmo, faz parte do bom cuidado a preocupação em dar ao paciente segurança, tranquilidade e bem-estar durante seu atendimento.

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro conta com uma moderna e completa estrutura para exames de média e alta complexidade e realizou, em 2021, 111.889 exames de imagem.

Além da tomografia, estão incluídos nesse número exames de angiografia, angiotomografia,  biópsia guiada por imagem, colonoscopia, endoscopia, gastrostomia, CPRE, ecocardiografia, Raio X, ultrassonografia e arteriografia diagnóstica e terapêutica.

Escolha das imagens
O ipê foi escolhido por ser uma árvore encontrada em todas as regiões do Brasil e por marcar presença também na paisagem urbana de Belo Horizonte e do Barreiro, territórios do HMDCC.

Essa árvore tem uma característica peculiar: é da severidade do clima que vem a beleza dos ipês. Por isso, suas flores desabrocham em dias secos do inverno.

As duas imagens foram escolhidas pelos profissionais do hospital através de uma votação.