UTI do HMDCC recebe certificado pela atuação na pandemia e selo de qualidade pela gestão de indicadores

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O trabalho da equipe da linha de cuidado ao paciente crítico do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) foi reconhecido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) com certificado pela atuação na pandemia de COVID-19 e com selo pela Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho no ano de 2021.

O Centro de Terapia Intensiva do HMDCC, com 80 leitos, integra o projeto ‘UTIs Brasileiras’  que tem como objetivos estimular o uso de indicadores na gestão de UTIs no país, através do sistema Epimed, a melhoria da qualidade da medicina intensiva, além de caracterizar o perfil epidemiológico dessas UTIs e compartilhar as informações para aperfeiçoar o cuidado aos pacientes críticos.

“Esse reconhecimento evidencia a nossa capacidade de cuidar e que nos preocupamos com a qualidade desse cuidado. Há três anos participamos do projeto ‘UTIs Brasileiras’ e é o segundo ano que recebemos esse selo pela confiabilidade dos nossos dados.  Durante a pandemia foram criados indicadores específicos e, mesmo com todos os desafios de 2021 (o HMDCC ficou 100% dedicado à Covid-19), fizemos questão de alimentar o sistema com informações qualificadas”, afirma o gerente da linha de cuidado ao paciente crítico, Luidy Cardoso.

Luidy explica que a Epimed é uma plataforma de gestão de informação que possibilita comparar a qualidade de atendimento e a performance das UTIs brasileiras baseada em indicadores assistenciais que são gerenciados de forma padronizadas pelos serviços de saúde públicos e privados participantes do projeto. “Para nós, o recebimento desse selo mostra que a qualidade da informação que produzimos é reconhecida. Mesmo com a pandemia tivemos uma taxa de produção de dados superior a 95%”, pontua.

Modelo para o país
Gerente comercial em Minas Gerais da Epimed, Juliana Grassi parabeniza o HMDCC pela análise e desempenho dos indicadores. “Desde que iniciamos essa parceria percebemos o amadurecimento e a evolução do HMDCC. Realizamos com a equipe do hospital reuniões trimestrais para discutir os indicadores e alcançar o Top Performer, certificação concedida às UTIs com os melhores resultados clínicos e uso mais eficiente dos recursos”, observa.

Grassi destaca ainda que a experiência do HMDCC é considerada modelo em todo o país por conseguir integrar “praticamente em 100% o sistema Tasy ao sistema Epimed”. “É um trabalho excelente que a equipe de TI do HMDCC fez com a Epimed e que ajuda muito na confiabilidade dos dados já que a informação é lançada uma única vez”, salienta. 

No HMDCC, a equipe multidisciplinar é responsável por alimentar a informação no sistema Epimed a partir dos dados lançados no Tasy. “Essa integração do Epimed com o prontuário eletrônico ninguém faz no mundo. Nossa alimentação de dados é em tempo real e, por isso, cada profissional da equipe tem um papel importante nessa conquista”, reforça Luidy Cardoso.

Para ele, é fundamental a conscientização dos profissionais de que a alimentação dos dados deve ser feita com atenção e de que o indicador otimiza o trabalho. “No HMDCC, temos conhecimento das informações do paciente do momento que ele entra até à alta”, diz.

Referência técnica em epidemiologia e informação hospitalar do HMDCC, Rúbia Laura destaca que monitorar os indicadores do CTI em tempo hábil é condição importante para oferecer aos pacientes o melhor cuidado e auxiliar a equipe na gestão da assistência à saúde. “Somos um hospital que atende diversos perfis de pacientes. Nesse sentido, precisamos de uma ferramenta de gestão robusta que nos permita conhecer melhor nossos pacientes e traçar melhores condutas”, afirma.

Rúbia lembra que, durante a pandemia, o HMDCC foi uma das referências para Covid-19 em BH, e que o acompanhamento dos resultados do CTI foi fundamental para a definição de estratégias. “A cultura de monitoramento de indicadores no HMDCC está sempre presente na rotina dos profissionais, lideranças e da diretoria. Cabe destacar a sinergia das equipes do CTI, TI e epidemiologia/informação na validação das informações junto ao Epimed e Tasy sempre em buscada qualidade das informações. Esse certificado vem para reconhecer todo esse trabalho. Estamos orgulhosos!”, finaliza.