HISTÓRIA

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) nasceu da necessidade de ampliar o acesso da população de Belo Horizonte e Região Metropolitana a serviços hospitalares e homenageia em seu nome o médico e ex-prefeito de Belo Horizonte. Somos um Serviço Social Autônomo de direito privado, sem fins lucrativos e com título de filantropia.

Foi inaugurado em 12 de dezembro de 2015 com 47 leitos. A primeira expansão de leitos ocorreu em setembro de 2016 quando atingiu 90 leitos em funcionamento. Em dezembro de 2017, o hospital atingiu 100% da sua capacidade de atendimento no aniversário de 120 anos da capital mineira. Foi um presente entregue à população: 460 leitos em funcionamento.

Localizado na região do Barreiro, 100% dos leitos são dedicados exclusivamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo:

  • 240 leitos clínicos
  • 35 leitos de AVC
  • 80 leitos de especialidades cirúrgicas
  • 80 leitos de CTI
  • 15 leitos de hospital dia cirúrgicos
  • 10 leitos de Unidade de Decisão Clínica (UDC)

NOSSO JEITO DE CUIDAR
Praticamos a gestão participativa, trabalhamos em equipe multiprofissional e nosso atendimento é centrado no usuário: olhamos para o paciente de forma integral.

Para isso, adotamos três linhas de cuidado: a linha de cuidado ao paciente clínico, a linha de cuidado ao paciente cirúrgico e a linha de cuidado ao paciente crítico. Esse jeito de fazer possibilita a continuidade da assistência durante todo o percurso do paciente no hospital.

No HMDCC, o usuário conta com a mais completa e avançada estrutura em saúde para garantir o atendimento às suas necessidades.

PARCERIA PÚBLICO PRIVADA (PPP)
Em um modelo pioneiro no país, o HMDCC é resultado de uma parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Opy Health Metropolitano, que substituiu a Novo Metropolitano em fevereiro de 2020.

A PBH, através da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH), é o poder concedente nesta PPP. Ou seja, é responsável pela gestão e fiscalização do contrato da PPP e pela remuneração mensal do parceiro privado pelos serviços prestados.

Já a Opy Health Metropolitano é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) denominada concessionária e responsável pelas atividades não assistenciais. Sendo uma SPE, só pode existir para prestar serviços exclusivamente ao HMDCC.

Somos um Serviço Social Autônomo (SSA-HMDCC) que existe para prestar serviços assistenciais com exclusividade ao Sistema Único de Saúde (SUS) e está organizado conforme as diretrizes e normas desse sistema, de acesso universal e gratuito. Portanto, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro não é parte da PPP, mas seu resultado.