Publicado em
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) apresenta o Relatório de Gestão do ano de 2024 em que a transdisciplinaridade e a experiência do paciente nortearam a estratégia para o desenvolvimento de projetos, aperfeiçoamento de processos e inovação.
O documento também divulga os resultados alcançados na construção de um legado de qualidade assistencial e humanização para os pacientes e para a Rede SUS-BH.
Dividido em dez capítulos, a publicação percorre os objetivos estratégicos definidos para a instituição sob diferentes perspectivas: a do usuário, dos profissionais, da gestão financeira e do ensino.
Entre os resultados, destacam-se o cumprimento de 87% das metas definidas no Planejamento Estratégico, a criação do Núcleo de Experiência do Paciente com foco no aperfeiçoamento do cuidado, o investimento no desenvolvimento, na valorização profissional, no bem-estar e no clima organizacional em diferentes frentes de atuação como, por exemplo, o Programa Nossa Força é Você e a Educação Permanente.
Além disso, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) mantém a curva de crescimento, com um aumento de 15,1% no número de acadêmicos, acumula parceria com hospitais para a oferta de 19 campos de estágio e segue investindo em pesquisa científica. O HMDCC disponibiliza seis Programas de Residência Médica próprios em quase sete anos de existência.
Em 2024, a instituição também investiu na conscientização e disseminação dos custos para a comunidade hospitalar com o projeto Você sabe quanto custa?. Outras frentes de trabalho foram desenvolvidas com foco na redução de despesas, alcançando redução significativa de custos.
“Procuramos sintetizar as conquistas, desafios e aprendizados que marcaram a trajetória do Hospital Célio de Castro ao longo de 2024. A instituição manteve forte sua atuação na rede de atenção à saúde de Belo Horizonte, tendo sempre o compromisso com o cuidado centrado no usuário, a humanização das relações e a transdisciplinaridade nas construções diárias. Além disso, reforçamos nossa gestão financeira responsável, garantindo a sustentabilidade e a eficiência dos recursos disponíveis. O ano de 2025 se abre como um ano festivo, de muita alegria e de comemorações. É o ano que o caçula da rede SUS-BH completará 10 anos de existência”, afirma a diretora executiva, Cristina Peixoto.