Hospital Célio de Castro recebe visita do governo de Tocantins

Publicado em

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, o governo de Tocantins visitou o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) para conhecer o modelo de parceria público-privada da saúde de Belo Horizonte que, pelo sucesso, é referência para todo o país.

Resultado de uma parceria público-privada (PPP) firmada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Opy Health, o HMDCC é um Serviço Social Autônomo (SSA-HMDCC) que presta serviços assistenciais com exclusividade para o SUS.

Já a Opy Health é a responsável pela prestação de serviços não assistenciais como manutenção predial, de equipamentos e mobiliário, tecnologia e informação, higiene e limpeza, estacionamento, hotelaria, Serviço de Nutrição Dietética, segurança, entre outros.

O objetivo da visita foi o de conhecer e entender o modelo de PPP adotado na capital mineira em função da construção do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina (HMMDR) em Palmas.

“Estamos buscando informações para encontrar a melhor modelagem para o nosso hospital e para conhecer as barreiras que provavelmente iremos enfrentar para a implementação do modelo escolhido”, declarou o secretário de Estado da Saúde de TO, Carlos Felinto.

Além da saúde, estiveram presentes representantes da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), Secretaria da Saúde (SES/TO) e Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias).

Diretoria do HMDCC, da Opy Health e o fiscal do contrato da PPP-HMDCC, Lucas Filardi, recepcionaram os convidados que conheceram as instalações hospitalares incluindo enfermaria, UTI, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e demais áreas de atendimento, além de conversar detalhes sobre o modelo de gestão, dos desafios enfrentados e das estratégias adotadas para garantir o padrão dos serviços prestados.

Diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto afirma que foi uma grande satisfação receber a comitiva de Tocantins.

“Além de conhecerem as instalações do HMDCC, conversamos sobre o modelo de gestão e dos serviços assistenciais, aqui implantados, que vêm se mostrando exitosos em suas propostas. É prazeroso ver que estamos nos tornando uma referência de boas práticas no cenário nacional. Foi um momento muito rico de compartilhar experiências: apresentamos a parte de legislação, dados assistenciais e financeiros e esclarecimento de dúvidas para auxiliá-los na escolha do modelo que melhor atenda a realidade do Estado de Tocantins”, afirma.