
Publicado em
Uma história tocante de amor ganhou as páginas da imprensa nacional como a Revista Marie Claire, e viralizou nas mídias sociais em perfis como @historiadeterapia, no Instagram, TikTok e YouTube, e foi vivida pela técnica em enfermagem do Hospital Célio de Castro, Dabiene de Souza.
É com esse relato que encerramos o projeto Sua história inspira (saiba mais aqui) criado para dar voz aos profissionais e pacientes do SUS, que estreou em dezembro de 2024 e foi desenvolvido ao longo de 2025.
O capítulo final é de fazer as lágrimas brotarem com a beleza de uma adoção de uma criança anencéfala que aconteceu sem planejamento, durante um dia plantão no Hospital Santa Casa BH.
Na correria do dia a dia, em meio a papéis e demandas, Dabiene olhou para o berço onde estava o João – um recém-nascido abandonado pela mãe e que estava sendo preparado para uma cirurgia que poderia tirar sua vida –, e ela sentiu o tempo parar e soube que ali estava seu filho.
“Eu prometi que se ele sobrevivesse, ele nunca mais ia ficar sozinho. Daquele dia em diante, o João teria alguém para acompanha-lo pelo resto da vida. E assim eu fiz.”, conta.
Ela foi tomada por um amor inexplicável, lutou por sua adoção, viveu momentos inesquecíveis com seu caçula e, com essa experiência, nos inspira a refletir sobre como podemos ser melhores seres humanos.
“O mundo deles [das crianças atípicas] é diferente, mas não é por isso que a gente precisa colocar eles em um mundo diferente.”
Assista essa história de amor porque vale a pena: