
Publicado em
O Seminário de Avaliação 2025 teve gostinho de celebração de aniversário do Hospital Célio de Castro e, claro, muita entrega!
A palestra magna foi conduzida por Grazi Mendes que entregou mais do que importantes insights, ela foi inspiração e provocou reflexões profundas.
Executiva tech, professora, autora e designer de futuros, com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e reconhecida como uma das 100 futuristas afrodescendentes mais influentes do mundo pela MIPAD/ONU, Grazi é uma das principais vozes do país em inovação com propósito.
Sua palestra Ancestrais do futuro – Qual a mudança que a sua caneta alcança? emocionou todo o público presente.
Diretora executiva do Hospital Célio de Castro, Cristina Peixoto fez a abertura do evento que aconteceu 4 e 5 de dezembro, no auditório, e contou com a presença de diretores, assessores, gerentes, coordenações, lideranças e equipes das Unidades Gestoras e setores.
Intitulado Nosso futuro começou! Dez anos de uma experiência que inspira a ir mais longe, a programação do primeiro dia contou o fechamento do primeiro Mapa Estratégico do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), construído coletivamente em 2019, e implementado em 2020 com duração de quatro anos.
Veja aqui a apresentação completa!
Na sequência, a diretora executiva, Cristina Peixoto apresentou os resultados alcançados pelo hospital em 2025 (leia aqui). Também foi apresentada a nova identidade organizacional da instituição que, a partir da agora, tem nova missão, visão e valores, mas sem perder a essência do que move o cuidado em saúde praticado no gigante. CLIQUE AQUI PARA LER!
RESULTADOS
A apresentação dos resultados do Planejamento Estratégico foi conduzida pela assessora de planejamento e gestão, Míriam Campanha, que mostrou os resultados da instituição.
Na sequência, cada liderança de Unidade Gestora ou setor apresentou os resultados da sua área.
CLIQUE AQUI E CONFIRA!
OBJETIVO ESTRATÉGICO 2026
No encerramento do primeiro dia, Cristina Peixoto apresentou o objetivo estratégico que irá guiar as ações do próximo ano e que chega com o desafio da acreditação hospitalar.

Apesar de ser um objetivo único, ele carrega uma nuvem de palavras que deve guiar o fazer profissional no Hospital Célio de Castro.
O primeiro dia ainda teve um gostinho especial com a presença do Instituto Hahaha que passou rapidamente pelo auditório antes de iniciar o Cortejo de Natal com os pacientes.
Segundo dia
O segundo dia do Seminário foi de intenso trabalho, para planejar o hospital do futuro.
Antes de os profissionais iniciarem as discussões nas oficinas, a equipe teve um encontro com o subsecretário de planejamento estratégico e tecnologia em saúde, Marcelo Alves Mourão, que falou sobre a importância do planejamento estratégico para as organizações.
Em seguida, a secretária municipal adjunta e subsecretária de orçamento, gestão e finanças da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fernanda Girão, falou sobre a importância e o papel das lideranças no planejamento estratégico.
Ela também conduziu uma dinâmica de trabalho em equipe que movimentou o auditório e levantou questões importantes como a comunicação assertiva, a atenção ao outro e a liderança do trabalho em equipe.
As oficinas do planejamento estratégico ocorreram durante manhã e tarde e abordaram cinco temas: cuidado centrado no usuário, gestão da qualidade, segurança do paciente, comunicação efetiva e educação permanente.
O futuro começou!
Que os próximos 10 anos do Hospital Célio de Castro sejam ainda melhores!
Parabéns a toda a equipe pelas entregas e pelo cuidado de qualidade e humanizado.



















































