
Publicado em
Na última sexta-feira, 31 de outubro, as lideranças do Hospital Célio de Castro concluíram o MBA em governança clínica baseada na metodologia DRG pela Faculdade Unimed e financiado pelo programa Valora Minas, do governo do estado.
Essa foi a primeira turma a concluir a pós-graduação que tem por objetivo fortalecer o uso da ferramenta DRG Grupo de Diagnósticos Relacionados) nos hospitais de Minas Gerais.
A turma foi composta por profissionais que ocupam funções de gerência, coordenação, assessoria, referência técnica e horizontal, analistas técnicos, além da diretoria da instituição.
Foram 15 meses de dedicação, aprendizado e construções coletivas para o fortalecimento da transdisciplinaridade (saiba mais aqui).
A abertura da cerimônia de conclusão do MBA foi realizada pela diretora executiva do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), Cristina Peixoto.
“Sabemos que não foi fácil conciliar trabalho, vida pessoal e centenas de horas aula, além de provas e trabalhos. Mas os retornos são significativos tanto do ponto de vista pessoal de desenvolvimento quanto para este hospital que tanto amamos. Tivemos uma turma diversa, colocamos todos os setores para conversar o que nos fortaleceu e amadureceu enquanto grupo. Parabéns!”.
Diretor Acadêmico da Faculdade Unimed, Fábio Gastal destacou a importância do Hospital Célio de Castro para Belo Horizonte e o SUS. “Faço parte do movimento sanitarista brasileiro e sou da velha guarda do SUS. O SUS é um sonho que se materializou e tornou o Brasil respeitado internacionalmente. O nosso sistema de saúde é um projeto social generoso que universalizou o direito à saúde. Parabenizo todos vocês por essa conquista. Lembrem-se com saudade de tudo que viveram e apreenderam e não se esqueçam: o SUS vale a pena!”.
Também estiveram presentes no evento a coordenadora técnica da pós-graduação, Andréa Marília Pinheiro Pinto, e a gerente de educação e comunicação da Faculdade Unimed, Natália Chaves Krohling.
Analistas de negócios do Hospital Célio de Castro, Leandro Siqueira foi o orador escolhido pela turma e ressaltou que a celebração não se restringe ao título, “mas à dedicação superação de cada um. Escolhemos voltar à posição de alunos porque aprender é um ato contínuo e nobre”, declarou.
“Durante essa caminhada, ao olhar para o lado, vi profissionais tão diferentes em suas rotinas e responsabilidades, mas tão semelhantes em seus valores. Em cada encontro, em cada troca, dava para sentir que todos nós tínhamos o mesmo propósito: aprender e compartilhar experiências que enriquecem a nossa prática e o nosso olhar sobre o cuidado, a gestão e a vida. Foi um orgulho fazer parte deste grupo. Um grupo que acolhe, que escuta e que aprende junto”, discursou.
Leandro encerrou sua fala destacando uma frase de Jean Piaget. “O erro está a serviço do aprendizado.”
Parabéns aos formandos!


















































